Alguns atos que são merecedores do TOP100 de melhores do K-pop de todos os tempos e você não pode negar.

Esse clima de TOP100 de final/início de ano da blogosfera (top100 de 2021 que inclusive eu comecei mas decidi não fazer e fingir que nada aconteceu rs) me fez ficar extremamente curioso sobre uma coisa muito específica: Qual é o TOP100 de todos os tempos que o K-pop já proporcionou? Aí eu chamei mais 8 gatinhas da blogosfera para podermos fazer essa mega lista, mas muitos conflitos internos (alguns vocês viram rolando pelo Twitter) estão acontecendo, desde colocarem na lista Wiggle Wiggle, música do iKON e outras bombarias, como também terem votado NÃO para Big Baby Baby, Genie, todas as envolvidas do 9MUSES e etc… e das 30 músicas que cada blogueiro indicou previamente, tivemos que selecionar 10 músicas + 2 músicas com direito à planet pass* para poder defender na repescagem, já que das 280 músicas que escolhemos, apenas 33 foram aprovadas por unanimidade.

E quais as minhas 10 músicas que escolhi para a repescagem? Vem comigo.

CHUNGHA – Stay Tonight

Todo mundo sabe que a CHUNGHA não é só a melhor solista dentre as mais “novinhas” como também é uma das melhores de todos os tempos. Isso é um fato. E óbvio que para ter esse status, músicas icônicas precisam ser lançadas, e é o caso de Stay Tonight.

Stay Tonight é um ode para o pop e sua essência, trazendo elementos precisos e bem construídos do house 90tista, com uma letra cativante, um instrumental bem chique e poderoso, os sintetizadores no break me dão um poder que dificilmente sinto em uma música, os vocais da CHUNGHA aqui estão bem poderosos e estão a um outro nível do que ela já entregou até hoje.

Não é só uma das melhores músicas do K-pop, como uma das melhores já feita por uma diva pop dessas gerações mais atuais.

Acredito que a resistência de alguns seja por ela ser mais “recente” mas não significa que é menos icônica e competente para o TOP100.

KARA – Pandora

Trazendo muita essência da segunda geração, KARA traz em Pandora um dos melhores atos da geração e isso é indiscutível. Os vocais são tão caóticos porém harmonizados e soam tão bem juntos, esse EDM carregado e bem produzido que poucos da geração conseguiram fazer. Algumas das músicas delas podem ter hitado mais, mas em qualidade sonora, identidade KARA e o quão uma música de 2012 envelheceu bem, Pandora é imbatível.

Uma vergonha terem votado NÃO para essa masterpiece.

LOONA/Yves – New

Junto à Egoist (que nem foi cogitada, um crime) New foi um dos melhores – quiçá o melhor – ato do projeto LOONA. Os vocais são tão harmoniosos com o instrumental que é INCRÍVEL. Nunca um synth-pop tinha sido tão bem trabalhado no K-pop antes além da mesclagem com o gênero Soultronica, que trás um plus incrível para a faixa. O break é completamente memorável e esse vocal mais suave porém preciso é essencial demais para a faixa. Eu lembro que todo mundo se rendeu para New quando foi lançada e alguns anos depois, ela é de forma indiscutível, um dos melhores atos do K-pop.

Kyungri – Blue Moon

Quando ninguém ao menos tinha tentado, Kyungri (ou Gyeon Ree, whatever) fez o melhor que pôde com 10 reais, um pote de kimchi, uns viados e um sonho. A estrutura da música é extremamente organizada e a faixa em si é tão deliciosa, a Kyungri traz uma sensualidade para a faixa que é um pouco difícil de se ver no K-pop, deixando-a tão incrível.

É um dos melhores trabalhos de uma female act trabalhando com raspas de EDM, principalmente com um break tão icônico como o presente aqui.

E com toda essa aclamação que é essa música, vocês acreditam que eu tive que ler que essa música é “ruim”? Quase agredi a b1ch4 que falou isso.

9MUSES – Figaro

O melhor do 9MUSES aqui e não tem para ninguém! 9MUSES saiu de No Playboy (e Ladies) para Figaro e foi um salto tão grande na qualidade musical que me deixa impressionado. E não é só por isso que a música merece um top100.

Figaro é uma faixa totalmente retrô, trazendo muita sonoridade disco-pop para a mesa e trabalhando de uma forma muito totalmente brilhante. A ponte é icônica, os high note mesclados ao instrumental, os sussuros, o high note final mesclado com um autotune crocante… soa tudo tão PERFEITO e COESO. É uma faixa do Sweetune, gente! Foi um crime contra a humanidade terem votado não para Figaro.

9MUSES – Ticket

Sendo mais uma canetada do Sweetune, é outra faixa completamente viciante, uma sonoridade bem “forró coreano” pouquíssimo visto no K-pop, com um rap tão delicioso, os vocais incríveis e delicioso, é uma faixa poderosa, no fim das contas. Inclusive, ficou na berlinda por causa de 1 VOTO, vindo do mesmo phaggoty que votou não para Figaro… merecia um ticket só de ida para o porão da Pledis.

T-ARA – Day By Day

Day By Day sendo uma das poucas faixas (olha que vergonha) que esse icônico grupo trouxe para a mesa, merece ser celebrada de todas as formas.

Essa faixa aqui trazendo essa sonoridade bem medieval-zeldal é completamente icônica. A letra é perfeita, a ponte que liga o refrão é uma delícia, as mudanças de melodia no meio da música e o rap perfeito, torna a faixa super consistente, competente e é tudo tão bem trabalhado, sendo, sem dúvidas, uma das melhores coisas que o T-ARA já fez na carreira. Não é atoa que elas voltaram em 2021 trazendo uma música similar, com a mesma estrutura.

Também foi para a berlina por 1 voto.

Luna – Free Somebody

A minha maior surpresa foi descobrir que o Arthur acha essa faixa superestimada! WHAT A SHAME!

Free Somebody é uma música insuperável da – curta – carreira solo da Luna, foi até hoje, uma das faixas EDM mais bem trabalhadas, principalmente quando uma leva imensa de artistas também trouxeram essa sonoridade para a mesa, mas ninguém soube trabalhar tão bem quanto a Luna. É a melhor faixa da Luna, uma das melhores da SM e uma das melhores do K-pop. Period.

SHINee – Sherlock

Sendo a cota boygroup da lista, é impossível deixar Sherlock de fora. Sendo – de forma incontestável – um dos maiores atos do SHINee, Sherlock é um outro nível. A intro super popular “SHINee is back” traz um poder icônico para a faixa e dá aquela expectativa – completamente cumprida – para o restante da faixa, que tem tantos elementos perfeitos, desde os vocais tão angelicais do Jonghyun, a precisão na voz do Taemin, a interação no rap quase-falado do Minho e Key, os pós-refrões do Onew… Todo mundo contribui tão positivamente para a faixa, não existe um ponto fraco ou um momento que essa música caia o clima, sendo muito consistente. Tonight, SHINee’s in the house (e nessa repescagem)!

Fun fact: ela estava já contada como dentro da lista até o último voto, que foram lá e simplesmente negativaram.

BoA – Valenti (JP Version)

Poucos atos dos early-00‘ envelheceram tão bem quanto Valenti da BoA. É uma faixa trazendo o melhor da latinidade, uma coisa assim lambada… sabe? Os vocais são tão precisos e a dinâmica dela não deixa a música cair um segundo, muito pelo contrário, ela continua sendo interessante após cada parte – e a cada ouvida também. E se a versão coreana já é boa, a versão japonesa é ainda melhor. Esse rap sussurado no meio da música é tão crocante e traz uma aura misteriosa para a faixa, aí logo depois vem um break extremamente latino e carregado, eu sou completamente rendido por Valenti e você deveria ser também. Até seus avós dançariam essa.

Planet Pass*

E o que significa o Planet Pass aqui? Seguindo o conceito do Girls Planet 999, onde o Planet Pass daria direito para uma gatinha eliminada prosseguir para a próxima faixa, aqui nós demos cada um 2 – duas – chances para algumas músicas que foram votadas NÃO – transformando em uma injustiça – mas que nós achamos boas demais para serem cortadas do TOP100, a colocando direto no TOP100 sem precisar de justificativas. Meus critérios de votação para o Planet Pass foram:

  1. Essa música de fato merece o TOP100?
  2. Ela tem mais SIM ou NÃO?
  3. Se ela tem mais SIM, corre o risco de ter menos que 7 votos na repescagem? (Que é o número de votos que é preciso atingir lá na repescagem, ao invés dos 9 votos iniciais)

E o meu Planet Pass é…

9MUSES – Sleepless Night

LOONA – Butterfly

Sleepless Night e Butterfly são icônicas, cada uma por um motivo diferente. E como eu fiz um incrível favor de garantí-las no TOP100 quando alguém ao menos tentou, eu só irei explicar o porquê do merecimento delas quando a lista do TOP100 sair, já que eu não preciso implorar por mais nada aqui.

E aí, animado para o TOP100 de melhores músicas do K-pop?

Um pedacinho vai sair aqui no blog, mas como cada um tem a sua participação, cada um irá lançar um pedaço do ranking, então fiquem de olho nos blogs Aquario Hipster, Asia Asiática, Asia Concept, Ayo GG, MiojoPop, O Gosto Meu, Palpites Alheios, PopAsiatico.jpg e óbvio, o meu, já que somos responsáveis por essa megrah lista de TOP100 de todos os tempos.

Quais as suas apostas? Comentem abaixo para debatermos. E não deixem de me seguir lá no Twitter também!

7 comentários em “Alguns atos que são merecedores do TOP100 de melhores do K-pop de todos os tempos e você não pode negar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s