Avaliando carreiras: as presidiárias de Seul, IZ*ONE

O “Avaliando Carreiras” era algo que eu já queria trazer – e estava nos planos – lá no falecido podcast, onde eu comentaria e listaria alguns dos atos do grupo em um ranking de altos e baixos, sendo um pouco diferente do padrão do Worst to Best do Asia Asiática ou o Tier List do Pop Asiático mas seguindo a mesma proposta: basicamente rankear piores e melhores.

Podemos finalmente aceitar que as fraudulentas de votos foram para a vala e agora não tem mais volta. O grupo é um grupo morto. Antes de morrer, as 12 meninas do IZ*ONE – que era definido como um girlgroup global – se dividiram entre dois mercados, o coreano e o japonês, tendo seus erros e acertos em cada um dos países, e eu, irei trazer os melhores e os piores atos desse grupo que dividiu opiniões e trouxe muita polêmica e confusão.

Vamos ver o que essas gatinhas aqui desovaram na Coréia e no Japão?

Baixos

#1 Vampire 🇯🇵

O maior erro da carreira, Vampire é uma música completamente desconexa, parece que as vozes não casam com o instrumental e tá tudo fora de ritmo, me dando uma confusão mental sobre o que eu estou ouvindo aqui. Eu tinha colocado muita expectativa nessa música quando eu vi o teaser, mas aí saiu e foi um balde de água fria, dando indícios de daqui para frente, poderia ser muito pior. Bom… pelo menos serviram beleza.

#2 Secret Story of Swan 🇰🇷

É uma outra música em que parece tudo muito desconexo aqui, eu não sei em que eu preciso prestar atenção, se é nas vozes, se é no instrumental e isso me faz a levar a crer que é uma música que não tem um direcionamento, ela começa de lugar nenhum e vai para lugar nenhum, acho péssima em todos os sentidos e eu demorei muitos meses para ter a coragem de ouví-la completa. Lembro que logo quando o MV foi lançado, tinha até erros de edição com o chroma key, mostrando como tudo foi feito pelas coxas. Pelo visto parece que já consertaram, mas coragem de lançarem algo assim.

#3 Beware 🇯🇵

Não acho que seja uma música ruim pois eu consigo gostar de algumas partes bem específicas, mas é uma música bem chatinha num geral. É um ato que não combina com metade das meninas aqui, tanto que vemos a Eunbi tendo que fazer a Tidinha coreana nas terras nipônicas para tentar se encaixar e sem sucesso. Sorte da Kaeun que ficou de fora disso.

#4 Zero:Attitude feat. Soyou 🇰🇷

Eu sei que essa daqui é só um ato para a Pepsi, mas que música insossa, não combina em nada com elas e nem com a Soyou, acho uma colaboração inusitada e que deu completamente errado, não existe uma sintonia entre elas e fora que essa música é daquelas que o título já diz tudo o que a música é: zero atitude.

#5 Panorama 🇰🇷

Eu não acho Panorama ruim, mas além das vozes altas demais para o tom delas e essa gritaria meio desnecessária, algo me agonia profundamente: enquanto o I.O.I (su patrona) lançou o smash hit Very Very Very (Downpour foi só um mimo para os fãs), o IZ*ONE teve ISSO como sua música de disband? Encerrou a carreira com uma música bem OK e para um grupo formado pela franquia Produce, foi bem abaixo da média.

Altos

#5 Suki to Iwasetai 🇯🇵

O debut delas no Japão é um marco! Que sabor que eu sinto de ouvir essa daqui, viu? Eu consigo me aproveitar completamente da música, que é bem divertida, bem construída e elas fizeram tudo por mim aqui. Elas entregaram de cara a melhor e a mais forte música da discografia japonesa e foi um mega acerto, se elas lançassem mais coisas como Suki to Iwasetai, a discografia dela seria bem melhor.

#4 Violeta 🇰🇷

Seguindo os passos da ótima La Vie En Rose, elas foram o momento aqui. A música é uma delícia sonora, é bem catchy e fácil de digerir, a coreografia é poderosa com seus passos bem firmes, os vocais estavam no ponto e elas trouxeram uma atitude maravilhosa, souberam consumir bem tudo o que essa música tem de bom.

#3 Fiesta 🇰🇷

Fiesta, Salsa, Quinceañera… Com uma outra faixa forte na discografia, elas foram o momento aqui viu? Não vejo erros aqui, uma ótima música, uma ótima coreografia, um ótimo MV e elas levaram o visual para um outro nível. Até as meninas mais fraquinhas conseguram se sobressair, dando uma ideia de evolução enquanto grupo. Eu lembro o quão eu viciei nela instantâneamente e até hoje ela soa muito bem, não tem indícios de que vai envelhecer mal.

#2 D-D-DANCE 🇰🇷

Que sabor indiscritível de ouvir essa música, viu? Eu diria que ela tá pau a pau com La Vie En Rose dentre as minhas favoritas do IZ*ONE, trazendo tudo o que o grupo prometeu que traria. Lembrando bastante o que o GWSN lançou até hoje, eu diria que D-D-DANCE é uma faixa forte, divertida e cativante, eu fico muito preso á ela sempre que eu a escuto e aclamo demais. O que me deixa mais indignado é que essa daqui não foi um comeback (que seria icônico para encerrar a carreira) e sim uma música unicamente para o aplicativo Universe.

#1 La Vie En Rose 🇰🇷

Analisando todo o contexto de que era um grupo de 12 meninas, sendo 3 delas de um outro país, que se conheceram em um reality, brigaram para estar no grupo e toda essa ladainha, La Vie En Rose funciona muito bem e se consagrou como o melhor (e único) debut de um ato oriundo da franquia Produce, trazendo bons vocais, uma coreografia maravilhosa e muita sintonia entre elas. Para um grupo que tinha acabado de debutar, elas fizeram muito acima da média e foi o melhor acerto da carreira de longe, até hoje eu aproveito muito do que esse hino tem para me oferecer.

No fim das contas, eu acredito que foi uma carreira balanceada entre músicas boas, músicas ruins e muita música pau mole, foi muito festival de promessas. No geral, eu diria que é um grupo mediano, muito hype mas não sendo lá essas coisas todas. Veremos como essas meninas irão se sair nas suas respectivas empresas, já que quase nenhuma ex-I.O.I vingou de fato, quais as suas apostas para essas 12 aqui?

E agora que o IZ*ONE morreu de vez e não possuem chances de retorno, já viram que as sucessoras estão próximas? Ok que não é a franquia Produce, mas é a próxima canetada da MNET para reality show de meninas então eu considero como sucessoras. Enfim, se vocês quiserem saber mais sobre elas, só clicar aqui.

_

Já me seguiu no Twitter? Não? Segue lá que você fica por dentro do meu próximo post de avaliação de carreiras e também para acompanhar as minhas canetadas nessa minha aventura de blogueiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s